quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Sertão de Itaparica discute propostas para o Plano Estadual de Convivência com o Semiárido em Serra Talhada

                                     Crédito: Josiel Araújo*
Mesa de Abertura: Aldo Santos
Secretário Estadual da Agricultura Familiar
Nesta quarta (27), o município de Serra Talhada sediou a segunda Conferência Regional de Convivência com o Semiárido promovida pelo Governo do Estado, sob a coordenação da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, com o objetivo de estabelecer metas, ações e diretrizes para o Plano Estadual de convivência com Semiárido pernambucano.

Adimilson Nunis
Coord. Geral do Polo Sindical PE/BA
O Polo Sindical do/as Trabalhadores/as Rurais do Submédio São Francisco – PE/BA, como sempre fez, participou das discussões por meio dos seus representantes Adimilson Nunis (Coordenador Geral), Sandro Rogério (Coord. do P1+2) e Josiel Araújo (Comunicador), apresentando propostas concretas nos vários eixos temáticos abordados. Além do Polo, outros atores da região do Sertão de Itaparica se fizerm presentes, como: agricultores/as familiares de Tacaratú, Floresta, Carnaubeira da Penha, Itacuruba e Belém do São Francsico; diretores dos STR’s, Conselhos Municipais de Desenvolvimento, Movimento Sem Terra, Ong’s, Câmaras de vereadores e prefeituras. Na oportunidade, Adimilson Nunis compôs a mesa de abertura e representou a FETAPE. Para ele “a maior importância é a participação dos agricultores e agricultoras familiares neste contexto”, porque garantem que suas propostas sejam incluídas na redação final do Plano de Convivência com o Semiárido, e, posteriormente implementadas.

Segundo o Secretário Estadual de Agricultura Familiar Aldo Santos, as conferências são muito importantes porque garantem ao estado um panorama geral e mais realista do Semiárido a partir do debate, discussões e proposições dos trabalhadores/as do campo, dos técnicos, organizações sociais e gestores das Regiões de Desenvolvimento (RD’s) do estado.


Entre as propostas apresentadas destacaram-se a ampliação da construção de barragens, poços, cisternas, adequação do crédito rural à realidade de cada região, a inclusão de disciplinas sobre a convivência com o semiárido no currículo escolar, além  da melhoria na divulgação das previsões climáticas pelas entidades meteorológicas.

No eixo “Acesso à água”, o Polo Sindical propôs que o estado garanta água para o consumo humano, animal e produção de alimentos aos agricultores e agricultoras familiares através da construção de adutoras em todas as cidades que estejam distantes até 50 km dos rios. Esta proposta recebeu apoio de todos os participantes do grupo de trabalho.


Ainda serão realizadas mais três conferências regionais, sendo: A terceira no Agreste Meridional, Garanhuns (28), a quarta no Agreste Central - Caruaru (04/12) e a quinta em Surubim (05/12) no Agreste Setentrional; culminando nos dias 11 e 12 de dezembro com a Conferência Estadual que será realizada no Recife.

Áudio e vídeo em nossa página inicial.

*Comunicador Popular

Nenhum comentário: