quarta-feira, 9 de outubro de 2013

ENTREGA OFICIAL DE BOLETIM E BANNER DE SISTEMATIZAÇÃO “O CANDEEIRO” À FAMÍLIA DE DONA FRANCISCA EM PETROLÂNDIA - PE.

Secretário Geral do Polo Sindical entregando o Boletim e
o Banner a família de Dona Francisca
Neste domingo, (06/10) foi feita a entrega oficial do Boletim “O candeeiro” e do Banner de Sistematização de experiência da família da agricultora Francisca Gonçalves, moradora do Projeto Barreiras, Lote 2, da Agrovila 7 em Petrolândia – PE.

Na oportunidade, estiveram presentes o Diretor do Polo Sindical Osivan (Secretário Geral), o Coordenador do Programa P1+2, Sandro Rogério, o Comunicador Popular Josiel Araújo e o Agente Social Jailson Cruz, além dos familiares, vizinhos e amigos da agricultora.

Inicialmente, Dona Francisca, feliz da vida, desejou boas vindas a todos os presentes e agradeceu ao Polo pela atenção dispensada. O coordenador Sandro Rogério falou da importância do evento e da entrega do material produzido pelo setor de comunicação do Polo com a experiência de dona Francisca, pioneira na região na produção de hortaliças sem uso direto de agrotóxicos. Sandro lembrou ainda que a agricultora tem uma história de luta pelo reassentamento, na organização das mulheres e nos encontros do Polo  e STR.

Aproveitando o ensejo, o Diretor Osivan fez breve relato da história do Polo Sindical na região do Submédio São Francisco, destacando a participação dos trabalhadores e trabalhadoras e da igreja católica na luta pelos direitos das famílias atingidas pela barragem de Itaparica construída pela CHESF. Ele falou dos projetos e ações da entidade junto às famílias da região e parabenizou dona Francisca em manter na sua propriedade o ideal de se produzir agroecologicamente. “Para nós que representamos o Polo Sindical é uma grande satisfação em compartilhar esse momento e reforçar a importância da produção orgânica e ecologicamente correta, respeitando à vida a partir da relação de cuidado com a natureza”, diz Osivan.

O trabalho da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) foi destacado por Sandro Rogério como fundamental para ajudar as famílias no processo de convivência com o Semiárido. Lembrou a fundação da ASA em Recife em 1999 à partir da organização da sociedade civil atuante na região semiárida brasileira. Falou ainda das 279 cisternas de produção que serão implementadas pelo Polo Sindical/ASA/P1+2 nos municípios de Belém do São Francisca, Inajá e Carnaubeira da Penha, garantindo assim, o acesso a água e a produção de alimentos agroecológicos para a segurança alimentar e nutricional das famílias.

Chegou a hora da entrega do banner e leitura do Boletim que tem o Tema: A produção Orgânica a força da mulher reassentada.  Antes, o comunicador Josiel falou da sua experiência em sistematizar a história de dona Francisca e agradeceu pela oportunidade de conhecer a família. Após a leitura e debate do material apresentado, dona Francisca confirmou a veracidade e fidelidade do conteúdo editado pelo comunicador e aproveitou o ensejo para convidar os seus vizinhos à reservar um pedacinho da terra para plantar organicamente e cobrou ao Polo Sindical um projeto de uma estufa para proteger a sua produção dos invasores e pragas.

Finalizando, a família agradeceu ao Polo Sindical – PE/BA e aos presentes pela atenção dispensada em compartilhar esse momento, e, dona Francisca convidou à todos para um delicioso almoço de confraternização.

Registros em fotos:







Por: Josiel Araújo
Comunicador Popular
Polo Sindical/ASA

Nenhum comentário: