sexta-feira, 8 de junho de 2012


Conselheira Sônia Lucena relata emoção
de evento no semiárido
A conselheira Sônia Lucena, do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutriconal (Consea), professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), viajou na última quarta-feira (06/06), representando o conselho num evento em São Caetano, no agreste pernambucano.
Naquela cidade do semiárido aconteceu a assinatura de dois novos termos de parceria entre a ASA e o MDS para a construção de cisternas de placas e outras tecnologias sociais de convivência com o semiárido. O evento teve a participação da ministra do MDS, Tereza Campello e de muitas outras autoridades.
Segue, abaixo, um pequeno relato de impressões da conselheira sobre o evento:
O evento, organizado pela ASA nacional e a ASA Pernambuco, para assinatura do termo de parceria com o MDS para construção de cisternas do Programa 1 Milhão de Cisternas Programa Uma Terra e Duas Ááguas, na cidade São Caetano, foi muito emocionante.
A visita à trabalhadora rural [Ivanilda Torres], que já tem em seu terreno de apenas 1 hectare as duas modalidades de cisternas, foi muito importante porque, na prática, você vê como o programa funciona. Além de ter água para beber, a despeito da falta de chuvas, ela relatou que a sua vida mudou muito depois das cisternas.
Ela cria duas vacas e algumas cabras e galinhas e, além disso, planta frutas que são consumidas pela família; o excedente é vendido na feira livre da cidade. Com um diferencial: tudo isso vem de produção orgânica.
A agricultora deixou clara a mudança que ocorreu na sua vida depois que trocou experiências com outros agricultores, através de programas das ONGs. Uma das cisternas foi construída sob a coordenação do Centro Sabiá.
O ato no centro da cidade de São Caetano, em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, teve a participação de agricultores e agricultoras de diferentes municípios do estado que defendem a proposta da ASA, que é ter acesso a água como um direito.
A ministra Teresa Campelo, com membros da sua equipe, assinou o termo de parceria para construção de 40 mil cisternas, beneficiando mais de 200 mil pessoas. Na oportunidade o diretor da ASA e conselheiro do Consea, Naidson Baptista, reforçou no seu discurso a importância dessa parceria.
Naidison declarou que o MDS não iria se arrepender de ter concordado com a continuidade do trabalho com a ASA. Falou ainda que a ASA propôs ao TSE [Tribunal Superior Eleitoral] uma campanha por conta do período eleitoral, reforçando que "água não se troca por voto".
Tive muita dificuldade de me pronunciar [na solenidade] como representante do Consea, tamanha foi a minha emoção com a beleza do ato público e com o rosto dos agricultores, que, apesar de tanta exclusão e sofrimento, ainda têm muita esperança em conquistar uma vida digna. A fala de uma agricultora deixou bem clara esse meu sentimento.
* A conselheira Sônia Lúcia Lucena Sousa de Andrade é professora e pesquisadora, possui graduação, mestrado e doutorado em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco, na qual coordenou o Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição.
Fonte: Ascom/Consea

Nenhum comentário: