quinta-feira, 7 de julho de 2011



I Encontro Estadual de Agricultoras e Agricultores Experimentadores
“Agroecologia produzindo alimentos saudáveis e melhorando da vida no planeta” é o tema do I Encontro Estadual de Agricultoras e Agricultores Experimentadores promovido pelo Centro Sabiá e parceiros, nos dias 12 e 13 de julho, no Recife. O tema do evento faz referência ao relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Direito à Alimentação, divulgado em dezembro de 2010. Nesse documento, a ONU conclui que as práticas agroecológicas aumentam a produção de alimentos, e vai contribuir para diminuir a fome no mundo

O evento vai reunir 400 pessoas, sendo 320 agricultores e agricultoras das três regiões de Pernambuco e 80 técnicos, professores e pesquisadores com o objetivo de divulgar e trocar saberes em torno da agroecologia. “Esse também será um momento ímpar para o aprofundamento de questões trazidas pelo contexto mundial de produção, consumo e comercialização de alimentos saudáveis”, afirma o coordenador do Centro Sabiá, Alexandre Henrique Pires.

A atividade do dia 12 será aberta ao público. No pátio externo do Mercado São José, no bairro de mesmo nome, será realizada a Feira de Saberes e Sabores, a partir das 13h. Os recifenses terão a oportunidade de conhecer e saborear uma diversidade de produtos da agricultura familiar como verduras, frutas e produtos beneficiados como polpa e mel, além de  artesanato e mudas. No local, serão montadas 50 barracas.

Na feira, também haverá estandes de organizações sobre campanhas educativas, entre elas a Campanha 1 Milhão de Árvores, promovida pelo Centro Sabiá, Diaconia e Caatinga; a Campanha Consumo Consciente, da Casa da Mulher do Nordeste, Rede de Mulheres Produtoras do Recife e Região Metropolitana do Recife e Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú; e a Campanha contra Agrotóxicos da Via Campesina.   

Já no dia 13, as atividades serão realizadas na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Às 9h, haverá uma mesa de abertura. Em seguida, os agricultores e demais participantes vão ter a oportunidade de conhecer 12 experiências desenvolvidas nos estados de Pernambuco, Ceará, Bahia e Paraíba, através da metodologia do carrossel, e refletir de que forma elas dialogam com a temática do evento. Entre as experiências que serão apresentadas estão a do biodigestor, protagonismo juvenil e armazenamento da água.

O evento será encerrado com uma mesa que irá discutir o tema do encontro “Agroecologia produzindo alimentos saudáveis e melhorando da vida no planeta”.

O I Encontro Estadual de Agricultoras e Agricultores Experimentadores é realizado em parceria com Articulação no Semiárido Pernambucano (ASA-PE),  Associação Quilombola de Conceição de Crioulas (AQCC), Federação do Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste (MMTR-NE), Via Campesina, Rede Ater Nordeste, Rede de Agroecologia da Mata Sul (Rama), Articulação Nacional de Agroecologia, Núcleo de Agroecologia e Campesinato da Universidade Federal Rural de Pernambuco (NAC), Núcleo de Estudos, Pesquisas e Práticas Agroecológicas do Semiárido (Neppas). E conta com o apoio da Associação de Agricultores e Agricultoras Agreocológicos de Bom Jardim (Agroflor), Secretaria de Agricultura Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário do Governo Federal, da Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e das Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, Secretaria de Cultura e Superitendência das Ações de Segurança Alimentar e Nutricional, do Governo do Estado de Pernambuco.


Programação
12 de julho (terça-feira) - 13h às 17hPátio Externo do Mercado São José

- Feira de Saberes e Sabores da  Agricultura Familiar  Manhã 
13 de julho (quarta-feira)Universidade Federal Rural - Salão Nobre 
Manhã
- Mesa de Boas Vindas e Apresentações 
- Carrossel de experiências
Tarde
- Mesa Agroecologia produzindo alimentos saudáveis e cuidando da vida no planeta
- Discussões e debate

Fonte: Site Asa Brasil

Nenhum comentário: